quinta-feira, 2 de julho de 2009

Em terra de gente lisa, quem tem bigode é rei!

Esta semana o Brasil vive um clima de tensão e, até mesmo, ansiedade.
Existe uma forte expectativa na queda do coronel, mandatário, nepotista... Enfim, do Presidente do Senado e Ex-Presidente José Sarney.
Houve comoção no Congresso, nas Câmaras, na mídia, na internet e no fim nada disso conseguiu, ainda, derrubar o faraônico político.
É claro que não se espera que movimentos dispersos e campanhas mal organizadas, com focos em diversos pontos do país e digitalmente planejados derrubem um homem tão poderoso, com um esquema escuso tão bem elaborado e conciso, devido aos 54 anos de poder quase que irrestrito na política nacional. Destaque para o Nordeste.
Mas é bom pensar que este tipo de movimento pode pelo menos sacudir a população e inflamar a massa para uma ação mais real e palpável. Exemplos disso não faltam, tanto para o bem como para o mal: O povo e a mídia, JUNTOS, derrubaram Collor. Torcidas ORGANIZADAS (pelo menos neste sentido o nome cabe) Marcam pela internet (muitas vezes concretizam) brigas e atos de vandalismo. Porque essas ferramentas não podem ser usadas para combater déspotas como José Sarney? Podem! E DEVEM!!!
O que falta é uma organização melhor. Boa vontade da mídia em divulgar atos de protesto (sem violência, claro) sem medo dos 'rabos presos'. Falta o povo querer mudar a situação do país, querer conhecer seus direitos, questionar os representantes que ele mesmo, povo, enviou para as cadeiras do governo. Ir as reuniões do Senado, das Câmaras Estaduais e Municipais e saber o que está sendo posto em pauta. Falta amor próprio.
Sarney, assim como outros tantos dinossauros da política nacional, não vai sair de sua zona de conforto por vontade própria ou porque meia dúzia de pessoas se reuniram em avenidas por todo o país. Mas se o povo começar a pressionar os governantes e fizer ações de evidente descontentamento e desaprovação dos métodos utilizados por estes mesmos governantes, eles serão obrigados a responder favoravelmente. Até pela manutenção de seus preciosos postos.
Sem fugir deste assunto e ao mesmo tempo descontraindo um pouco, eu lhes deixo um vídeo, feito como parte da campanha digital #forasarney, que tem apoio de diversas personalidades da mídia brasileira e hilariante por sinal, mostrando as 'últimas horas' e a 'última reunião' de Sarney com o PT.
Confesso que já pensei em fazer esta analogia entre o bigodudo de cá com o bigodudo de lá... Mas do jeito que foi feito... Só vendo:

Um comentário:

Sheila Moreira disse...

gostei do vídeo.. roubei..tá no Coletivo!

bju